A Revolução Russa

Antes de 1917 a Rússia era governada por czares. Todo o poder político se concentrava nas mãos do Czar e as pessoas mais ricas e importantes eram, geralmente, familiares e amigos dele. A população era formada em sua maioria por camponeses pobres. Até meados do século XIX o Império Russo era atrasado economicamente em função da falta do acúmulo de capital e com a industrialização, surgiu a classe dos operários, que trabalhavam em péssimas condições para receberem péssimos salários. Surgiu então o Partido Operário-Social Democrata, baseado nas idéias de Karl Marx, que posteriormente se dividiu em Partido Bolchevique e Menchevique.

A Rússia entra em guerra com o Japão e é derrotada, logo depois, sem nenhum recurso, entra na Primeira Guerra Mundial agravando ainda mais a crise econômica russa. Em fevereiro de 1917, os mencheviques de Petrogrado lideram uma revolta nacional e derrubam o czarismo, entretanto o novo governo não retira a Rússia da Primeira Guerra Mundial e não realiza as tão sonhadas mudanças. Diante disso, em outubro, os bolcheviques deferiram o golpe final.

Petrogrado: Nome que recebeu a cidade de São Petersburgo em 1914. Com a morte de Lênin, em 1924, a cidade passou a se chamar Leningrado. Recentemente, a cidade voltou a se chamar São Petersburgo.

                Image

Anúncios
Categorias: Informações! | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: