Mandonismo, Coronelismo e Clientelismo na construção da Primeira República

                         Os conceitos de Mandonismo, Coronelismo e Clientelismo     têm significados semelhantes e total ligação entre si. Mandonismo é o que podemos definir como algo que surgiu ainda na colonização do Brasil e se refere à existência de uma influência, de um domínio por parte de pessoas que detém algum tipo de poder; na Primeira República seria a posse de terras, o que era o caso dos coronéis. Estes por sua vez aproveitavam essa “dominação” e influência que tinham na sociedade para interferir nas eleições controlando o voto nos municípios e caracterizando o sistema político denominado  Coronelismo.

                 Nesse sistema, assim como os coronéis dependiam do governante estadual para defender seus interesses, deputados senadores e até mesmo o Presidente da República também contavam com o apoio dos coronéis. Criava-se assim uma rede de alianças e favores, onde todos estavam atados por fortes laços de interesses. Essa prática é identificada como Clientelismo.

                       Dessa forma, percebemos que esses três conceitos se completam, ao mesmo tempo que parecem estar um dentro do outro. É nesse contexto que nos é possível entender a Primeira República: um processo que se deu meio a divergências de grupos políticos, fraudes eleitorais e rede de alianças, nos mostrando que a corrupção não é assunto exclusivo da política atual, mas algo que existe desde os tempos em que a garantia dos direitos civis e políticos, assim como a cidadania ainda não passavam de meras ideias.

Bárbara Dornelas de Assis – D3IMIN2

Anúncios
Categorias: Informações! | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: