O Nacionalismo

Image

Nacionalismo é uma ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado nacional – compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura, religião ou interesses comuns, que constitui uma individualidade política com direito de se autodeterminar. O nacionalismo assume inúmeras formas e pode-se originar com base em diversas necessidades: de uma comunidade étnica, religiosa ou cultural, sob dominação, tornar-se independente; de um grupo ou comunidade impor sua nacionalidade e se transformar em soberano no Estado; ou de o próprio Estado-Nação impor seus ideais aos cidadãos como forma de sobreviver como unidade. 

  •  O termo no seu contexto histórico, nos possibilita um melhor entendimento sobre o assunto:

Muitos movimentos revolucionários de contestação às estruturas de poder aconteceram em grande parte da Europa no século XIX. Nesse período, a população européia enfrentou um conjunto de fatores socioeconômicos negativos que possibilitaram a aliança temporária entre setores da pequena e média burguesia com o operariado, cada vez mais consciente de seus interesses.

Esses movimentos revolucionários conjugaram ideias nacionalistas, liberais e socialistas, ocorrendo em diferentes países, como França, Itália, Áustria, Irlanda, Alemanha, Suíça e Hungria. Entre os principais pontos defendidos pelo nacionalismo temos:

  • Cultura: respeito pela formação nacional dos povos, ligados por laços étnicos e linguisticos, além de outros traços culturais;
  • Independência nacional: direito de todos os povos lutarem por sua independência como nação;
  • Autodeterminação: direito dos povos de escolher seu sistema político, sua forma de governo, num território unificado.

As teses liberais e nacionalistas tiveram grande importância nos movimentos pela unificação da Itália e da Alemanha e posteriormente vieram a desencadear uma série de revoluções.

Apesar dos significados dos termos à primeira vista, nos parecer idênticos, devemos entender que nacionalismo é  o característico sentimento da lealdade política, e patriotismo o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos, como por exemplo a bandeira, o hino, ou o brasão. 

 

Anúncios
Categorias: Informações! | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: