Imperialismo ou Neocolonialismo

Quando pensamos em “IMPERIALISMO” talvez nos venha a idéia de imponência, respeito, ou algo do tipo. Mas, o que realmente vem a ser o IMPERIALISMO?

-> O termo denomina a política de dominação – territorial ou econômica – que o governo de alguns países passou a exercer sobre outros a partir do final do século XIX. 

                                                    

Mas vamos entender melhor:

Diante do crescimento de suas economias, Inglaterra, França, EUA, Alemanha e posteriormente o Japão adotaram o protecionismo em seus países e uma política agressiva no plano mundial como forma de conquistar novos mercados. O principal alvo foram as nações ainda não industrializadas da Ásia e da África, além da Oceania. Assim, para expandir-se, as grandes potências adotaram uma política imperialista, passando a dominar outras regiões do mundo, num processo que ficou conhecido como neocolonialismo do século XIX. 

O domínio territorial geralmente é feito por uma intervenção militar: tropas do país imperialista instalam-se no país dominado, ocupando seu território. As nações imperialistas  pretendiam ter o controle total das matérias primas e do comércio da região conquistada. O domínio econômico, por sua vez, é feito por meio da interferência na vida econômica do país dominado, com a transferência de uma série de empresas que possam controlar o mercado consumidor e a extração de matérias-primas da região sob domínio. Esse era o maior interesse dos países imperialistas.

Comparado ao colonialismo do século XVI, o neocolonialismo  ou imperialismo do século XIX consistia numa forma diferente de dominação. A finalidade, contudo, era a mesma: explorar o país dominado. O objetivo da política neocolonialista era repartir o mundo entre as grandes potências capitalistas, ampliando e integrando os mercados mundiais. Por meio de uma estrutura que envolvia militares, funcionários e seus auxiliares, a metrópole impôs o controle político e econômico nas regiões colonizadas.

Anúncios
Categorias: Informações! | Tags: , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: